Já o verbo “profanar” é sempre tido como uma ação má pelos religiosos. Historicamente foram propostas várias etimologias para a origem de religio. Cícero, na sua obra De natura deorum, (45 a.C.) afirma que o termo se refere a relegere, reler, sendo característico das pessoas religiosas prestarem muita atenção a tudo o que se relacionava com os deuses, relendo as escrituras. Esta proposta etimológica sublinha o carácter repetitivo do fenómeno religioso, bem como o aspecto intelectual. Mais tarde, Lactâncio (século III e IV d.C.) rejeita a interpretação de Cícero e afirma que o termo vem de religare, ‘religar’, argumentando que a religião é um laço de piedade que serve para religar os seres humanos a Deus.
Outro grupo de evangélicos faz parte de igrejas independentes, que não se enquadram nem no protestantismo clássico, nem nos movimentos pentecostais e podem possuir liturgias muito particulares. As igrejas neopentecostais tiveram um grande crescimento no Brasil, principalmente devido a sua presença em comunidades afastadas dos grandes centros urbanos e também pelo grande poder midiático que algumas dessas igrejas detém, como canais de televisão e de rádio. Cerca de 31% dos brasileiros disseram ser evangélicos na pesquisa. Aproximadamente 50% dos brasileiros declararam ser católicos em pesquisa realizada pelo Datafolha. Religião, em geral, consiste num teísmo e implica a crença em um deus pessoal, vivo, espiritual e diferente do mundo que ele próprio criou.
2. Religiões não teístas
Possuem conteúdo Metafísico, nos quais se busca relacionar a humanidade com o mundo espiritual. O hinduísmo segue as doutrinas das escrituras sagradas do Vedas. Ele também se afasta do budismo therevāda em relação à aceitação de outros tipos de sutras. Explore as práticas frequentemente utilizadas pela religião.A meditação e a atenção plena demonstraram ter vários benefícios para o bem-estar. Encontre uma comunidade com a qual você se conecte.O apoio social é uma parte importante do bem-estar, portanto, sentir uma sensação de conexão com outras pessoas em sua religião pode ser benéfico.
A religião tradicional chinesa é a que tem mais adeptos (6,27% do mundo) em seu território, apesar de ser uma religião mista, cujas práticas nem sempre são uniformes e apresentam um alto grau de sincretismo. A maioria das religiões mantém dogmas em relação a essas questões importantes e são baseadas nos ensinamentos de um profeta fundador, geralmente contidos em um livro sagrado (como a Bíblia, o Alcorão, etc.). Segundo a pesquisa da Datafolha, 2% dos brasileiros são adeptos de religiões afro-brasileiras. As duas religiões afro-brasileiras com o maior número de adeptos no Brasil são a Umbanda e o Candomblé. Há várias formas de religião, e são muitos os modos que vários estudiosos utilizam para classificá-las. Porém há características comuns às religiões que aparecem com maior ou menor destaque em praticamente todas as divisões.
No Brasil
Vale destacar também o advento da expansão europeia pelos continentes levou a religião ocidental pelo mundo. Os gregos e os romanos foram os primeiros a sistematizar reflexões religiosas. De modo geral, as religiões possuem seus credos similares conforme a proximidade geográfica. Religião é uma palavra de origem latina e pode significar rigidez, releitura, reeleger e/ou religar.
Quais são as 5 principais religiões do Brasil?
O cristianismo apresenta divisões, como o Catolicismo, da Igreja Católica Apostólica Romana; o Ortodoxo, que conta com as igrejas Católica Ortodoxa e Ortodoxa Russa; e os Protestantes, que nasceram da contestação de alguns dogmas católicos. O budismo é tanto uma religião – embora não se enquadre completamente na definição formal do termo – quanto uma doutrina filosófica. O conjunto de tradições, crenças e práticas compõem um comportamento compartilhado entre 200 e 1400 pessoas chamadas de budistas. Assim como outros tipos de práticas orientais, a prática de algumas de suas doutrinas se tornou popular no Ocidente. Para grande parte das religiões, as coisas e as ações se dividem entre sacras e profanas. Da mesma forma, para grande parte das religiões a imoralidade e o profano são correspondentes.
Acreditam que as dificuldades da vida estão diretamente relacionadas ao pecado ou à falta de fé. Os católicos acreditam na Santíssima Trindade, ou seja, em Deus Pai, Filho e Espírito Santo, que ao mesmo tempo em que é três, é um único Deus. A miscigenação dos brasileiros mostra-se também na sua divisão religiosa, marcada pelo sincretismo entre religiões cristãs e ritos de matriz africana ou indígena. As Religiões PANTEÍSTAS são as mais antigas, dominando em sociedades menores e mais “primitivas”. Tanto nos primórdios da civilização mesopotâmica, européia e asiática, quanto nas culturas das Américas, África e Oceania.
Com 5,87% do total de fiéis, o budismo é a quinta maior religião do mundo. Com 13,33% de fiéis, a religião hindu sobrevive apesar das condições de colonialismo econômico e cultural sofrido por seu berço, a nação indiana, durante o século XIX e parte do século XX. Em muitos casos, isso significa um panteão orações de divindades, em outros uma entidade abstrata e onipresente. A maioria, entretanto, professa a fé como um de seus valores mais elevados , e distingue os seguidores de sua filosofia dos praticantes de outros credos ou, também, daqueles que não professam nenhuma (chamados ateus ou agnósticos).
Eles não postulam a existência de criadores e criações, mas de leis universais que governam a existência humana. Ciência, história, tecnologia, saúde, cultura e o que mais for interessante, de um jeito que ninguém pensou. Os cultos seguem rituais complexos que envolvem música, dança, indumentária própria, sacrifícios de animais, oferta de comidas e objetos. A Umbanda trabalha com a incorporação mediúnica, em que as Entidades usam o corpo dos médiuns para comunicarem-se com os praticantes da religião que estão em busca de orientação espiritual.