O que não pode faltar no guarda-roupa do bebê?

No vídeo, ela demonstra que o brinquedo da cor azul se torna quase imperceptível debaixo d’água, enquanto o objeto laranja fica visível mesmo quando há movimentação. As puérperas foram unânimes em dizer que não receberam nenhuma visita por parte da Equipe de Saúde da Família, referindo terem sido as visitas realizadas por ocasião da pesquisa, as únicas e de grande importância para elas, conforme foi destacado por Maria, Ester e Sara. Meu filho nasceu no fim de Junho, num fim de semana frio e chuvoso em São Paulo, com temperaturas de 8ºC. Mas o clima não está nem aí para a necessidade do bebê e pode ter noite extremamente quente de 28ºC ou extremamente fria, de 4ºC (claro, que tudo depende da região onde você mora, em algumas, a temperatura é mais constante). O meu principal erro sempre foi exatamente na temperatura e vou te explicar exatamente o que aconteceu pra você não cometer o mesmo erro.

Por isso, é bom estar preparada para os imprevistos e garantir que tudo estará pronto quando você precisar. É recomendável começar a arrumar a bolsa maternidade aos 6 ou 7 meses de gestação, para garantir os itens essenciais. Não é necessário levar itens de decoração, roupas de cama ou brinquedos, mas caso desejar, inclua lembrancinhas personalizadas roupinhas de bebê para os visitantes. Inclusive, é preciso ter atenção na escolha das roupas, a fim de evitar peças que tenham botões ou fechos complicados e que podem causar estresse no recém-nascido. Se você for para um parto normal ou natural, pode comprar 3 ou 4 acima de seu tamanho habitual para poder encaixar confortavelmente os absorventes pós-parto.

O recém-nascido só precisa estar confortável com o tecido, para evitar estranhamento ou até mesmo alergias. Se for verão, lembre-se que o bebê ainda tem mais dificuldade em manter o corpo aquecido. Internação e alta, e registrar o nascimento do bebê em cartório. Lembre-se, porém, que você pode levar outros produtos, de acordo com a sua rotina em casa. Lembre-se de conferir com a sua maternidade quais itens são sugeridos por eles, pois as peças ou quantidades podem variar de um local para o outro.

Como deve ser a primeira roupa do bebê na maternidade?

“A partir do segundo dia, a pele do recém-nascido pode ficar meio amarelada devido à icterícia fisiológica, que afeta praticamente metade dos bebês”, observa Fabíola Peixoto. Quando o bebê tiver 6 meses, a cor da pele já deve ser definitiva. “Todo o enxoval que tiver contato direto com a pele do bebê deve ser lavado entre 30 e 31 semanas de gestação. Nesse primeiro momento, lava-se tudo que será utilizado durante os primeiros 6 meses”, orienta Karine. A utilização de body e culote por baixo do macacão é opcional. Prefira tecidos mais pesados como Plush, Soft e Tricô Misto (50% algodão/50% acrílico).

Para a estadia no quarto de maternidade

Também não há como deixar de mencionar sobre a importância de a peça ser adequada à estação do ano em que ele irá nascer. Então, caso a peça tenha uma dessas características, pode acontecer de o bebê ter alguns pequenos arranhões. Primeiro que a peça que irá escolher não deve ter costuras muito rígidas ou mal acabadas.

Deve priveligiar-se a roupa de algodão, lã ou linho, proporcionando a sensação de conforto ao pequeno ser humano que acabou de nascer, já que a sua a pele é muito sensível. Apesar da insatisfação das puérperas com o cuidado institucional, percebemos que as mesmas expressaram satisfação e gratidão pelos ensinamentos passados no âmbito domiciliar na ocasião da pesquisa, que foi considerada um suporte de grande importância. Eu não tive queixas do atendimento, mas melhorar sempre é bem-vindo. Melhorar na maneira deles falar com a gente, que alguns deles eram muito abusados, ainda mais porque quem trabalha em serviço público estressa, mais aí não precisa tratar mal .

Sala de parto/ sala de cesariana: lugar de finalização do ritual do trabalho de parto hospitalar

Para facilitar a organização, separamos quais itens são essenciais e a quantidade necessária para o enxoval que vai à maternidade. Alguns itens são fundamentais para garantir que os seus dias na maternidade passem com toda a tranquilidade que você merece. É, com certeza, a fase em que os pais mais aguardam, pois, significa que o nascimento do seu bebê está próximo. Está na hora de começar a preparar tudo para a chegada do seu bebê!

As melhores opções para a primeira roupa do bebê, bem como para acessórios e mantas, são as de composição 100% fibras naturais. Afinal, este material auxilia a regulação térmica e permite que a pele respire. É importante lembrar que, por mais que seja um recém-nascido, nem todos usam o tamanho RN.

Como deve ser a primeira roupinha do bebê?

Nesse sentido, a recomendação é começar a lavar os itens do enxoval por volta do sétimo mês de gravidez ou a partir da 30ª semana de gestação. Para facilitar o processo, indica-se também começar pelas peças maiores e mais volumosas, a exemplo de lençóis, cobertores, mantas, chales, fraldas de pano e toalhas. É indicado que o seu enxoval do bebê comece a ser montado a partir do quinto ou sexto mês de gravidez. Com isso, comece pensando em qual época do ano o bebê irá nascer e se será necessário investir em mais peças para o frio ou para o calor.