Consumo de estimulantes (café, chá preto ou verde, mate ou energéticos) poucas horas antes de dormir. A conta para fechar tem que ser, pelo menos, oito horas em todas as noites completas, mas não dividida entre períodos de sono. Aquilo que você perdeu na outra noite, não volta biologicamente.
São estratégias pensadas para aumentar a sua energia, concentração e rendimento na hora de estudar. Estude pela manhã e faça atividades físicas durante o período da tarde. Assim o seu corpo terá um tempo considerável para descansar até o dia seguinte, quando você retomará os estudos. É claro que não poderíamos encerrar estas dicas sem mencionar o tradicional cafezinho, que quase todo concurseiro consome de vez em quando. Além dele, existem outras boas opções de estimulantes naturais. Se o seu organismo responde bem à cafeína, saiba que há no mercado uma boa variedade de cápsulas de café que você pode consumir no lugar da bebida propriamente dita.
Independentemente do que for fazer, use essas pausas para realmente focar em outra atividade que não seja os estudos. Sendo mais objetivo, a água ajuda na oxigenação, o que permite uma comunicação melhor entre os neurônios em seu cérebro e, por isso mesmo, a memorização é melhor. No último dia 15 de julho, nosso portal publicou um artigo mostrando a importância do sono na preparação para o Enem. Assim, você acordará mais disposto e pronto para enfrentar a maratona de estudos do dia seguinte. Deixe o ambiente de estudo bem iluminado para que você fique em estado de alerta.
Afinal, como já vimos, o sono também tem um papel importante na formação e retenção de memórias. Com isso, resultam em relaxamento e sono mais profundo, além de oferecer uma sensação maior de descanso no despertar. Prefira fazer exercícios durante o dia ou no começo da noite.
Água
Perceba que os cuidados com o corpo e com o descanso são partes da rotina de estudos, pois garantem que a pessoa esteja equilibrada na dimensão física e psíquica. A sensação de bem-estar plena ajudará você a manter-se num platô de bom-humor e reduzirá a capacidade de interferência de fatores externos no seu processo de aprendizagem e estudo. É surpreendente como as pessoas não põem em prática uma medida tão óbvia como essa. Nosso meio precisa ser condizente com o nosso objetivo. Estudar deitado na cama ou no sofá, ou em um quarto com pouca iluminação, é a receita certa para ficar com sono, sobretudo se você já não costuma dormir tanto quanto gostaria.
Concursos Públicos
Entre 15 e 30 minutos são recomendados para recuperar a energia e dar início a uma nova rodada, se esse for o seu objetivo. Enquanto estiver no exercício, peça que outras pessoas respeitem os seus horários e não interrompam. Evite começar seus dias sem um plano que envolva horários para estudo, trabalho, descanso e lazer. Ao deixar que as coisas corram de qualquer jeito, você dificilmente encontrará tempo para finalizar cada compromisso.
Se você dormir tarde, muito provavelmente não conseguirá estudar durante a noite e sentirá sono pela manhã. Quando você voltar para os estudos depois da soneca, terá uma concentração muito mais plena. A sua energia estará restaurada, o que é perfeito para quem precisa estudar e interiorizar uma grande quantidade de sono. Se você não tinha o hábito de estudar por muitas horas seguidas, é provável que a forma como o seu corpo gasta energia tenha mudado depois que você entrou no projeto de passar em concurso público. São recomendáveis refeições ricas em fibras e pobres em gordura e em carboidratos refinados, especialmente no almoço, depois do qual muita gente costuma sentir sono.
Dicas para não deixar o sono continuar atrapalhando seus estudos
Depois da refeição, o seu corpo será responsável por fazer a digestão, o que pode consumir todas as suas forças. Por isso ficamos com sono depois de uma refeição pesada do ponto de vista calórico. Se você acredita que nunca será aprovado em um concurso por não dispor do dinheiro que julga ser necessário educação a distância para a preparação, não será aprovado mesmo. Se, por outro lado, acredita que é justamente por não dispor de muito dinheiro que em breve você se tornará um servidor público, mais dia, menos dia, vai alcançar o seu objetivo. É a sua mentalidade que determinará sua motivação e moldará sua realidade.
Estabeleça uma regularidade no horário de dormir e acordar e evite compensar a falta de sono noturno com o diurno. Assim, se o indivíduo é privado das horas de sono profundo, seu hipocampo é afetado e o armazenamento de memórias também. O que você aprendeu durante as horas de estudonaquela madrugada pode estar simplesmente “entrando” na sua cabeça, mas sem permanecer lá. Se você não estiver bem e descansado não conseguirá entender e muito menos fixar o conteúdo aprendido durante os estudos.