Arma de Airsoft: Diferença, como funciona e tipo de munição!

Já as de gel são mais baratas e, por enquanto, mas limitadas em relação a modelos. É possível encontrar as menores, como pistolas e um pouco maiores como as armas comuns. A das armas de airsoft são bolinhas de plástico, também conhecidas como BBs. As armas de airsoft foram pensadas para imitar fielmente as armas de fogo, por isso, possuem o visual mais militarizado, com uma mistura de polímero e partes de metal. Conforme o tempo passou, ganhou as formas de combate e simulação, junto com fãs e praticantes pelo mundo todo. O Airsoft se espalhou rapidamente pelo oriente, em países como China, Taiwan, Coreia do Sul, Filipinas e entre outros.

Como escolher as BBs

Especialmente aqueles que participam de jogos competitivos ou eventos de simulação militar, devido à sua eficácia, capacidade de modificações e a ampla disponibilidade de acessórios e peças de reposição. Elas também servem bem como uma introdução de baixo custo ao mundo do airsoft, permitindo que novos jogadores aprendam o básico antes de investir em equipamentos mais avançados e caros. Uma pistola GBB, ou Gas Blow Back, é um tipo de arma de airsoft que usa gás como fonte de energia para disparar as bolinhas e também para simular o recuo de uma arma de fogo real. Tudo isso deve ser levado em consideração na hora de escolher a sua arma de brinquedo, mas você não precisa tomar essa decisão sozinho.

Tipos de armas para Airsoft: entenda como funciona cada uma

As BBs de alta qualidade, geralmente feitas de material biodegradável, garantem maior precisão e eficácia durante as partidas. Para uma experiência ainda mais realista, opte por acessórios como miras telescópicas, silenciadores e grips que podem ser acoplados às armas. Alguns equipamentos de segurança são necessários durante os jogos de Airsoft. Um dos principais é o protetor ocular, pois a munição, apesar de não ser letal, pode causar problemas aos olhos, por exemplo. Capacete, máscara, colete, luvas, botas, além do fardamento, também são recomendados.

Armas de Airsoft Elétricas (AEGs)

Por essa razão, a honra é a única coisa que garante um jogo limpo e divertido para todos. No Brasil, é permitido transitar com armas de Airsoft na rua, desde que sejam transportadas de maneira não ostensiva para evitar mal-entendidos ou situações de risco. O Airsoft surgiu no Japão na década de 1970, como uma alternativa ao paintball para os jogadores que desejavam simular situações de combate com mais realismo. Para saber mais sobre os custos de armas e demais equipamentos, confira o nosso artigo completo sobre o assunto. Em seguida, as armas a gás funcionam através da pressão de um gás propelente, geralmente CO2, para impulsionar as BBs. Primeiramente, o tipo mais simples são as armas de molas, em que o atirador arma manualmente uma mola interna antes de cada disparo.

Como chama a arma de airsoft?

As armas devem ser transportadas de maneira não ostensiva, em locais fechados como mochilas ou bolsas específicas. Também é indicado levar a nota fiscal da compra, para comprovar que ela foi adquirida de forma legal. Uma característica importante das armas para Airsoft é a presença da marcação laranja fluorescente ou vermelho “vivo” em sua extremidade. Essa definição é fundamental para não confundi-las com as armas de fogo, que necessitam de documento para serem portadas. É altamente recomendado o uso de equipamentos de proteção individual, como óculos de proteção, para evitar lesões.

Por outro lado, a limpeza da parte interna é mais delicada e exige muito cuidado. Como a arma precisa ser desmontada, ela deve ser feita por um profissional. Ele tem o conhecimento airsoft e a experiência necessária para desmontar e remontar as peças sem causar nenhum prejuízo. Após partidas em locais com muita poeira, é preciso fazer a limpeza externa e do cano.

Por via de regra, os modelos “standard” — que são aqueles tradicionais de fábrica — estão aptos a qualquer partida. A princípio, evite a compra de modelos modificados por outros operadores e nunca deixe de prestar atenção nas regras aplicadas ao jogo. Dependendo da sua AEG, um tiro de curta distância pode causar um ferimento desagradável. Jogadores highlanders — aqueles que são alvejados e não saem do jogo — costumam ser são mal vistos no esporte.

As armas de airsoft são projetadas para serem extremamente realistas, replicando o peso, a sensação e, em alguns casos, até o mecanismo de disparo de armas reais. Em algumas partidas podem existir limitações com relação ao uso desses equipamentos e até mesmo das armas — ou AEGs — utilizadas em campo. Réplicas de armas reais, equipamento militar e, em alguns casos, até mesmo a utilização de itens de sobrevivência fazem parte do material utilizado pelos jogadores. Se informe também sobre as regulamentações locais do esporte e invista nos equipamentos necessários, principalmente aqueles relacionados à proteção, como óculos de segurança e máscara facial. Durante as partidas, os jogadores são designados em diferentes funções, como Assalt, armados com rifles elétricos para avançar no campo, e Snipers, posicionados estrategicamente para cobertura e defesa.

Hoje em dia, o esporte é praticado por milhões de pessoas em todo o mundo e também é utilizado como treinamento militar. Depois de compreender as particularidades de cada arma e escolher a munição adequada, os jogadores podem aproveitar ao máximo o Airsoft. Esse rifle elétrico tem um bom desempenho, é fácil de manter e usar, com um hop-up ajustável. Deve ser adquirido junto com uma bateria e carregador, e é adequada para uso em diversos cenários.

Na maioria das vezes, existem eventos — também chamados de “missões” ou “operações” — que unem praticantes de todo o país. Na verdade, elas dependem exclusivamente do jogo e do local em que você está praticando o esporte. O esporte surgiu no Japão, na década de 1970, e se popularizou rapidamente em todo o mundo.

O jogo é bastante popular em vários países asiáticos, como o Japão, China, Taiwan, Coreia do Sul e Filipinas, onde armas reais são difíceis de obter devido a leis locais. Devido a isto, a maior parte das armas de Airsoft e acessórios são fabricados nestes países. Para iniciantes no mundo do Airsoft, existem várias opções de armas que oferecem um bom equilíbrio entre desempenho, durabilidade e preço. No entanto, como dito anteriormente, as mais comuns são as armas elétricas. Mas, então, diante de tantas opções, como escolher a arma de Airsoft ideal?

A maioria dos jogadores utilizam 0,20 g, que costuma ser o padrão aplicado no esporte. O operador que não cumprir essas recomendações pode ser expulso ou sofrer algum tipo de sanção, que varia de acordo com a equipe ou organizadores do evento. Para a escolha da arma, uma dica importante é escolher uma que seja adequada para iniciantes, como um rifle elétrico (AEG).