Psicanálise e psicoterapia: qual a diferença?

Assim, a psicologia individual baseia-se no desejo de poder como uma maneira de tentar compensar sentimentos de inferioridade. Alguns dos autores que tiveram as contribuições mais significativas são os seguintes. A análise dessas transferências permitirá que, de acordo com essa teoria, o paciente descubra os elementos reprimidos e os bloqueios existentes, e a condição do paciente pode ser melhorada.

Ao falar sobre psicanálise, geralmente pensamos em seu fundador, Sigmund Freud, e em sua teoria psicanalítica, mas há uma grande variedade de teorias que foram derivadas disso e acabaram constituindo diferentes tipos de psicanálise. Alguns esforços atuais para revitalizar a psicanálise concentram-se em conceitos psicanalíticos que são mais baseados em evidências (como a teoria do apego) ou em conectar a ideia de Freud do inconsciente à neurociência moderna. Apesar de suas falhas, a psicanálise continuou a desempenhar um papel fundamental no desenvolvimento da psicologia. Ele influenciou nossa abordagem no tratamento de condições de saúde mental e continua a exercer influência na psicologia hoje. Em vez de nos envolvermos em comportamentos projetados para satisfazer nossos desejos e necessidades, o ego nos força a satisfazer nossas necessidades de maneira socialmente aceitável e realista.

Quais são as aplicações clínicas da psicanálise?

Para compreender uma pessoa como um todo, é necessário pensar em ambos os aspectos, e não apenas julgá-la sobre uma única ótica. Por exemplo, quando um indivíduo é vítima de um comportamento grosseiro no trabalho, ele sente raiva e vontade de retrucar ou até de agredir o outro fisicamente. Em sua mente, cria cenários fantasiosos nos quais pode responder com grosseria para compensar as emoções negativas geradas pelo ocorrido. Nesta teoria, as três partes ou instâncias do aparelho psíquico determinam e coordenam o comportamento humano. A grande contribuição de Freud foi demonstrar que o “indivíduo” é, na verdade, dividido. Como método investigativo, busca a interpretação de conteúdos ocultos e/ou inacessíveis às manifestações e ações do sujeito em sua relação com o meio ambiente.

Quais são os tipos de psicanálise?

É um dos tipos mais humanísticos de psicanálise e está ligado a elementos positivos sem rejeitar a importância da dor humana. Com tudo isso, é possível observar que a ênfase principal desse tipo de psicanálise está no uso do símbolo como elemento comunicativo e na expressão de conteúdos mentais e físicos . Personificações são a maneira como interpretamos o interpessoal, as reações e atitudes dos outros. Estes são esquemas elaborados a partir da experiência repetida com outros que serão fixados em nossa estrutura interna, formando parte de nossa personalidade. Os dinamismos são caminhos perpetuados durante o tempo em que o indivíduo transforma sua energia, direcionando-a para a tentativa de satisfazer uma necessidade , seja de auto-satisfação ou segurança (entendida como alívio da ansiedade). Esses dinamismos reduzem a tensão produzida pela presença de uma necessidade, mas, se não forem eficazes, gerarão ansiedade que levará a comportamentos destrutivos.

Abordagens teóricas e clínicas[editar editar código-fonte]

O método pode utilizar testes psicológicos, técnicas comportamentais, cognitivas, gestálticas ou existencialistas. Todos são voltados para o comportamento do sujeito que está enfrentando Curso de psicanálise grátis algum conflito ou sofrendo com algum sintoma. A criança não desenvolve apropriadamente o seu lado emocional, resultando em uma série de complicações na vida adulta.

História da Psicanálise

Além de controlar as demandas do id, o ego também ajuda a encontrar um equilíbrio entre nossos impulsos básicos, nossos ideais e a realidade. A mente inconsciente inclui todas as coisas que estão fora de nossa percepção consciente, como memórias da primeira infância, desejos secretos e impulsos ocultos. Segundo Freud, o inconsciente contém coisas que podemos considerar desagradáveis ou mesmo socialmente inaceitáveis. Enterramos essas coisas em nosso inconsciente porque podem nos trazer dor ou conflito.

A palavra “complexo” surgiu originalmente dos trabalhos de Lacan, mas Freud quem ajudou a popularizar o termo. Tome como exemplo o “Complexo de Dona Florinda”, que representa pessoas humildes que não gostam de pessoas em condições financeiras parecidas e se acham superiores. PulsãoA pulsão é a energia que vem dos instintos impactados pelo afeto amoroso.

Os desejos sexuais considerados impróprios e, portanto, reprimidos pelo indivíduo, apareceriam em seus sonhos. Às tendências sexuais, Freud deu o nome de ‘libido’ e elencou cinco fases do desenvolvimento psicossexual. Caso uma ou mais fases apresentassem deficits durante o processo de crescimento do indivíduo, a consequência seria o aparecimento de distúrbios psíquicos. Se você quiser, conheça os psicólogos em São Paulo e os psicólogos que fazem terapia online por videochamada. Ao mesmo tempo em que queremos algo bom, buscamos involuntariamente sua sombra, sofrendo no processo. Como a saudade por lembrar de alguém que pode ser boa, mas magoa pela ausência física.