O cinema como ferramenta de impacto social

Neste sentido, será imprescindível ainda mais ter cautela, ao mostrar-se um vídeo na sala de aula de educação infantil. Desse modo, ao pensar sobre esses cuidados, é preciso essencialmente compreender que tipo de estímulos pretende-se disponibilizar com a exibição do audiovisual, pois esta experiência pode tanto acrescentar no processo de desenvolvimento cognitivo do aluno, como desencadear possíveis lacunas. Após considerar tais aspectos, será necessário pensar sobre como e porque usar o recurso audiovisual em sala de aula. Quanto a esta visão, Duarte (2002) frisa que desde os primórdios a humanidade utiliza do recurso de contar histórias, que são passadas de geração em geração, para disseminar conhecimentos. Partindo deste princípio, vale ressaltar que o cinema se constitui através de histórias, e aos transporta-las para a tela, vem possibilitar não somente o ato de contar, mas a ação de mostrar.

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Neste mesmo dia, o Prof. Dr. Juracy Correa Castro, tendo cumprido sua missão de implantar a instituição no município, passa o cargo de Diretor Geral para o Professor Dr. João Lobo Peralta. Ao ponderar-se sobre essa mera semelhança entre o cinema e a educação, tem-se como resultado o surgimento de um provável vínculo entre ambos. Quanto a isto, Fresquet (2013, p. Filmes Online Grátis 20) afirma que “com o cinema como parceiro, a educação se inspira, se sacode, provoca as práticas pedagógicas”. Por certo, uma das mais significantes características do cinema é provocar o surgimento do novo através da remodelação do que já existe, em outras palavras o cinema quando anexo a educação pode vir a enriquecer ainda mais as práticas educacionais.

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O cinema constitui-se em um dos variados modos de expressão cultural da sociedade industrial e tecnológica contemporânea. A relação entre cinema e educação, seja no contexto da educação escolar ou da educação informal, é parte da própria história do cinema. Desde os primórdios das produções cinematográficas, produtores e diretores de cinema o consideravam como uma poderosa ferramenta para instrução, educação e reflexão humanas.

1. O Itinerário do Cinema no Mundo

Após uma trajetória de sucesso na área de comunicação, Eli se volta a pequenos trabalhos e eventos beneficentes, apresentando apenas um grande cliente, Cary Launer, personagem de Ryan O’Neil, que na trama é um ator renomado e ganhador de um Oscar. No decorrer da narrativa, Eli Wurman se torna involuntariamente testemunha de um assassinato que pode incriminar seu cliente, que planejava construir uma carreira política se candidatando ao Senado. No contexto diegético do filme, os comportamentos das “estrelas” parecem ser friamente estudados e calculados; aparições na mídia são negociadas e escândalos são encobertos a todo custo. Neste ambiente, Eli cumpre o papel de transformar personalidades antiéticas e aproveitadoras em figuras aclamadas pelo público, conquistando uma reputação favorável a seus clientes. O filme carrega uma crítica, que deixa a desejar em sua contundência, ao lado manipulador do show business e ao mercado de assessoria de imprensa.

Tive dificuldades técnicas, se perde um pouco de tempo montando os aparelhos, caixa de som. Mas em outras ocasiões para passar um trecho de filme, não era nem o filme completo, era difícil. A entrevista reproduzida em texto a seguir foi realizada com quatro (04) docentes que atuam, com dedicação exclusiva, no Ensino Médio integrado ao Técnico, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA, Campus Itaituba. Em 2015 ocorreu uma nova mudança na gestão, tendo o Professor Dr. João Lobo Peralta deixado a Direção Geral, passando o cargo a ser exercido pelo administrador Renato da Silva Jordão Filho. Em 2010, tomam posse os primeiros servidores do Campus, o que viabilizou o primeiro processo seletivo para formação de turmas para cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio e Tecnológicos. No dia 01 de Setembro de 2011, acontece a inauguração oficial do prédio do IFPA – Campus Itaituba.

O que o cinema nos traz?

A percepção de que há nos filmes uma posição autoral do diretor foi um dos marcos de um dos últimos movimentos cinematográficos de grande escala, a Nouvelle Vague na França. François Truffaut fora um dos responsáveis pela nova leitura dos filmes de Alfred Hitchcock, cujo domínio da linguagem cinematográfica do diretor americano passava muitas vezes despercebida dentro de um cinema industrial. Por fim, obteve-se a resposta para a questão norteadora desse estudo, e os resultados esperados quanto aos objetivos, foram alcançados.

Além disso, o hábito que muitos cinéfilos tinham de ver o mesmo filme diversas vezes no cinema foi se alterando no decorrer das últimas décadas, devido aos preços dos ingressos e à variedade de opções. Em síntese, ao concluir a entrevista, acredita-se que através dos diálogos com os sujeitos da pesquisa, a problemática que norteou o estudo monográfico foi respondida. Salienta-se que, no decorrer do desenvolvimento da investigação em campo, ficou visível o vislumbre da junção entre cinema e educação, e assim, conceberam o surgimento de novas opiniões e proposições, e que, certamente superou o grau de satisfação desejado dos envolvidos, com a execução do estudo que norteou essa pesquisa. Em relação a esta dinamização da educação, Candau (2010, p. 12) discorre que as escolas devem desfrutar de práticas pedagógicas “onde diversas linguagens são trabalhadas e pluralidade de sujeitos interajam, seja de modo planejado ou com caráter mais livre e espontâneo”.

Por conta disso, os filmes que se tornam grandes sucessos são blockbusters hollywoodianos que abusam dos cortes rápidos e efeitos especiais, preferencialmente com histórias já conhecidas pelo público, como as franquias de super-heróis originadas nos quadrinhos. As mais bem-sucedidas exploram múltiplas sequências e spin-offs para permanecer no topo das vendas, mantendo seus roteiros em um território “seguro”, sem grandes ousadias, e apostando no bom humor para entreter os espectadores. Sim, e faço uma crítica, precisamos aprender a trabalhar melhor com esses instrumentais, e esses instrumentais precisam estar disponíveis. Como suporte pedagógico poucos professores trabalham com isso, a metodologia geralmente é voltada para esse ensino clássico vitoriano mesmo, da sala de aula, texto e exercício, que nem sempre tem esse efeito que gostaríamos, que eles entendessem.

Além disso, é um hábito de consumo vir ao cinema e depois sair para jantar”, diz a gerente de marketing da rede, Patricia Cotta. Segundo uma pesquisa realizada pela Women’s Health (saúde da mulher), a frequência cardíaca aumenta, em 45 minutos no cinema, o mesmo que praticar cardio leve. Segundo os pesquisadores, o corpo reage e é estimulado quando o cérebro fica imerso no filme, e esse longo período de foco também traz benefícios para a mente. Um dos benefícios é que o ato de assistir ir ao cinema pode aumentar a concentração e a memória. Isso acontece porque você está prestando atenção em uma única coisa, por um período relativamente longo. Assistir a um filme em casa, por exemplo, tem outro efeito, já que você provavelmente vai receber estímulos de outros dispositivos como celulares e tablets.

Alguns anos mais tarde, em 1933, Hitler ascendeu ao poder, sendo nomeado Chanceler da Alemanha. Uma de suas primeiras ordens como Chanceler foi nomear Joseph Goebbels como Ministro da Propaganda e passar a UFA para as mãos do mesmo, assim, demitindo empregados ‘’não arianos’’, estatizando as outras companhias cinematografias e dando os primeiros passos da ‘’Nazificação’’ alemã. Durante a Guerra, além do seu uso ideológico, o Cinema também era usado como meio de distração, principalmente para os militares, os Comandantes buscavam proporcionar aos seus soldados formas de entretenimento enquanto eles estavam em seus momentos civis, longe do campo de batalha. Encontraram na Sétima Arte uma válvula de escape que fazia com que, por alguns instantes, esquecessem  suas responsabilidades militares, assim desfrutando com seus amigos e familiares. Estes momentos compensariam pelo menos um pouco da tensão que os soldados passavam diariamente nas trincheiras, assim os revigorando para futuras batalhas. Em suma, o governo investia nas indústrias para produzir mais armamentos e os Títulos de batalha, que eram vendidos nos bancos, serviam para tirar o dinheiro de circulação, fazendo com que os cidadãos os comprassem e retornassem parte do dinheiro para o Estado, causando assim um ciclo de investimentos.

Isto é, o cinema consiste em incorporar imagem, literatura, música, pode-se ousar dizer realidade e imaginação, e tantas outras expressões humanas quanto vierem a surgir, em uma única tela que engloba a ambos, e que acaba por oportunizar a representação de diferentes culturas oriundas dos mais diversos contextos sociais. A aluna Camile Naduk, de 05 anos, do pré-escolar vespertino, disse que adorou o filme da “Chapeuzinho Vermelho” e gostou de participar e encenar. “Eu amei tudo, desde quando a professora filmou a gente, quando fomos ao cinema lá no shopping, hoje eu fui a vendedora de pipocas e precisava pegar o dinheirinho dos amigos,ninguém podia entrar sem comprar a pipoca e o ingresso”, comentou. Já a aluna Milena Fidelis, de 06 anos do pré-escolar, contou que já assistiu diversos filmes. A Rúbia era uma menina que recebia pouca atenção da mãe e do pai dela, até que um dia ficou doente e viu que ganhava mais atenção daí começou mentir só pra ganhar carinho. Com a evolução da tecnologia e com a facilidade do acesso a esses materiais tecnológicos, a criança está tendo cada vez mais autonomia para assistir filmes, com diferentes conteúdos.