A CONTRIBUIÇÃO DA MÚSICA PARA O DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA

Uma mesma melodia pode ser harmonizada de diversas formas, alcançando-se resultados igualmente diversos. A harmonia adiciona beleza e vida à música quando bem composta e executada, podendo igualmente enfraquecer ou mesmo descaracterizar a música se composta ou executada com desleixo. Ou seja, o ritmo nos diz a ordem e em quais momentos cada som deve ser tocado, de acordo com a marcação do tempo (pulsos) e o andamento que o ritmo determina dentro de cada música.

Criamos um post completo com tudo o que precisa saber sobre harmonia, melodia e ritmo. Vale a pena destacar que a melodia não necessariamente é composta por uma única voz; é possível também que ela tenha duas ou mais vozes, apesar de ser menos habitual essa situação. Duração é o tempo de execução de um som, ou seja, é a propriedade do som ser mais curta ou mais longa. A demonstração de uma onda sonora de uma nota curta ou longa a início não apresenta diferença nenhuma, apenas o tempo de sua execução a diferencia.

Apesar de haver apresentações de diversos instrumentos e letras de cantos desconhecidas para os indígenas, não havia ali nenhuma intenção educativa para com eles e sim uma necessidade de pessoas que pudessem espalhar a fé dos padres para os demais índios em suas aldeias. Como a maioria de suas manifestações religiosas continham músicas a ligação dos índios com os jesuítas foi facilitada através da música que os sacerdotes usavam para catequizá-los. Segundo o Dicionário de Termos e Expressões da Música do pesquisador Henrique Autran Dourado (2008, p.214) música é “a arte de exprimir ideias por meio de sons”. As exposições aqui apresentadas farão agregar saberes importantes que se misturam e se completam no entendimento de que a educação sem comprometimento e alegria torna-se totalmente sem graça e sem vida, pois educar é uma tarefa que tem que ser experimentada com realidade, beleza e prazer. A expressão “música clássica” passou a ser usada para representar a evolução musical no século XIX, chamado século de ouro, dos grandes compositores. A música é uma manifestação artística e cultural de um povo, em determinada época ou região.

A Melodia e a Palavra

Ao mesmo tempo, os sons produzidos pelas palavras passam a fazer parte da melodia, adicionando um novo componente à música. Uma música pode soar mais triste e melancólica ou alegre e tranqüilizante graças à combinação dos acordes presentes na música. Na prática, quando falamos da harmonia de uma música, nos referimos ao universo de acordes que estão sendo formados para conduzir a canção.

Quais são os 3 elementos que formam a música?

Propriedades do Som – Intensidade

Com objetos que provoquem sons (chocalhos, latas, sons onomatopaicos, músicas e ruídos naturais dos ambientes), localizar e treinar, identificação, reprodução e execução dos diferentes sons. O trabalho com a música deve considerar, portanto, que ela é um meio de expressão e forma de entendimento acessível as crianças. A linguagem musical é excelente meio para o desenvolvimento da expressão, do equilíbrio, da autoestima e autoconhecimento, além de poderoso meio de integração melhores músicas internacionais social (BRASIL, 1998, p. 49). A música, enquanto atividade social cria um espaço onde se dão as relações interpessoais. O espaço social criado para o aluno na escola é, desde o início, um mundo próprio, diferente do círculo familiar, no qual existem grupos maiores que impõem certos padrões de conduta, onde o aluno deverá desenvolver-se integrando-se a outras culturas distintas. As variedades artísticas não diferenciam somente pela alta luxúria da linguagem.

Temos um Presente pra Você!

A harmonia estimula o intelecto, sendo muito bem caracterizada pela música de concerto, na qual os ouvintes se deleitam com os estímulos de peças harmonicamente muito ricas e complexas. Além disso, ele também transmite sensações e intenções para uma música como deixar ela mais agitada, mais lenta ou mais dançante. Por esta razão, a harmonia se torna um dos principais responsáveis por despertar emoções no ouvinte. Se você, assim como muitos, também tem dúvidas sobre esse tipo de assunto, não se preocupe. Apesar do fato de que esses elementos, quando juntos, induzirem algo muito parecido, cada um deles possuem as suas diferenças. Ópera é uma obra dramática em que o teatro, a música e a poesia se completam.

A finalidade da inclusão da música na escola não é tanto transmitir uma técnica particular, mas sim trazer para o aluno opções de expressão e linguagens que o ajudarão a desenvolver o gosto pela cultura e assim futuramente expressar-se através dela. A necessidade de comunicação ente os povos tornou a música uma marca vital de identificação de cada comunidade e sua cultura. Segundo Oliveira (1999, p. 42), “é a necessidade de comunicação que impulsiona, inicialmente, o desenvolvimento da linguagem”.

No processo de musicalização, não podemos nos esquecer de que as crianças, quando brincam, usam sons espontaneamente, criam músicas, e essa atitude, se não é incentivada, tende a desaparecer com o tempo. Portanto, não podemos dizer que a musicalização serve para transformar as crianças em seres musicais, apenas precisamos incentiva-las a continuar usando e criando sons. Musicalizar significa desenvolver o senso musical das crianças, sua sensibilidade, expressão, ritmo, “ouvido musical”, isso é, inseri-la no mundo musical, sonoro. O processo de musicalização tem como objetivo fazer com que a criança torne-se um ouvinte sensível de música, com um amplo universo sonoro. No Brasil ainda temos pouco incentivo para pesquisas sobre educação musical enquanto em outros países a música já é vista como obrigatória nas escolas.

A música é a forma de expressão artística, tanto no campo popular quanto no erudito. De acordo com o tipo de compasso empregado se definirá o acento que as notas musicais assumirão dentro da composição musical. Na partitura ou pentagrama, o compasso aparece na forma da fração que surge no início da pauta, determinando como se dará a velocidade, a divisão e agrupamento das notas. Para se construir uma melodia, é preciso organizar as notas musicais com duração, intensidade e altura. A harmonia musical é a combinação de notas de maneira organizada, para gerar sons que se equilibram entre si. Trata-se de um conjunto de sons dispostos em ordem simultânea ou sobrepostos concebendo o conceito de verticalidade em música, ou seja, som sobre som.